Resenha : Os Crimes do Mosaico - Guilio Leoni



Titulo: Os Crimes do Mosaico (um caso de Dante Alighieri)
Autor: Giulio Leoni
Editora: Planeta do Brasil
Ano: 2006
Ficção - Literatura Italiana
ISBN: 85-7665-136-X

Sinopse

Florença, Itália, 1300. Dante Alighieri, nomeado Prior a poucas horas é chamado as pressas para investigar um macabro assinato de um mestre Comacinno (um arquiteto) ao pés de um mosaico inacabado na construção da nova universidade de Florença...
O Poeta, autor da Divina Comédia, aos poucos, com a ajuda de seu intelecto privilegiado, junta-se as pontas do que parece ser um intricado quebra-cabeça e descobre, entre uma conversa e outra com membros de um seita secreta conhecida como Terceiro Céu, uma conspiração para entregar o poder da cidade ao papa Bonifácio.

Minha Opinião

Muitos podem achar que se trata de um romance policial de primeira categoria, como mestre do naipe de Agatha Christie ou até mesmo Arthur Conan  Doyle. Mas se engananm ao folhear as primeiras páginas.
Tive a impressão que o crime (que deveria ser o enfoque do romance) fica em segundo plano pois parece que o autor se preocupou em retratar um Dante muito mais filosofico do que investigativo. O que pode taxar o romance de cansativo pelos não admiradores da ciência do pensar. para você que está acostumado a mergulhar sua mente em um romance cuja história gira em torno de intrigas e mistérios do ocultismo ou as vezes do sobrenatural, uma dica: ambadone esse livro.
O autor dá tanto enfoque a maneira de pensar da personagem que, em algumas partes, eu esqueci que foi cometido um certo crime embaixo de um certo mosaico.
As divagações de Dante sobre questões amorosas, a influência da astrologia na nossa vida, ou até as alucinações sobre uma conspiração imaginária que se funde na cabeça do poeta tiram todo prazer da leitura. Mesmo sabendo ao terminar a exaustiva odisseia de Dante que o livro tem um final supreendente.
Aproveito para fazer uma resalva. O livro pode não ser um romance policial empolgante, mas retrata com tal filelidade a sociedade da época que você se sente dentro de florencia. a uma otima descrição de lugares e custumes. se por um lado o investigador tem sua ausencia de método por outro o passei por Florença medieval faz deste livro uma obra prima.

Esclarecimentos

Eu, como muito devem saber estou mais acostumado ao caminho das rimas. Nunca fiz uma resenha antes, e espero que vocês gostem. espero diversificar o conteudo do blog visto que há bastante visita e numeros de curiosos. Isso me incentiva a não por um ponto final no blog e agradeço desde já o carinho que tenho recebido... Até a Proxima !

Ps: Comentem o que vocês acharam da resenha, Por favor, é muito importante para mim !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Força de Amar...

Mundo vazio

AS ESTAÇÕES !!